data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Prefeitura de Agudo/divulgação/arquivo
Para as lavouras que foram implantadas depois da retomada das chuvas, em janeiro, a condição das precipitações é considerada perfeita para a cultura do milho. É o que aponta o Informativo Cultural da Emater divulgado nesta quinta-feira. As temperaturas noturnas amenas e mais elevadas durante o dia, aliadas de boa luminosidade, são elencados como fatores importantes para o desenvolvimento do milho plantado na safrinha.
Parcela de abril do Auxílio Brasil começa a ser paga
Lavouras essas que estão em desenvolvimento vegetativo e algumas delas entrando na fase de floração, que devem ser monitoradas no que se refere à ocorrência de lagartas, ainda mais quando se trata do milho convencional. Além disso, as atenções também devem estar voltadas a presença da cigarrinha do milho, com a controle sendo necessário em determinados casos em que há população elevada dessas pragas na cultura.
Ainda em relação ao milho, na região de abrangência da Emater Regional de Santa Maria, 2% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, 8% em floração, 12% em enchimento de grão, 12% em maturação e 66% colhido. As perdas médias continuam em 65 %. O preço da saca de 60 kg do milho apresentou leve queda novamente, sendo pago ao produtor em média o valor de R$ 84,46.